Congresso Brasileiro do Sono 2018 teve início nesta sexta (30)

Apneia do Sono e Sono do Adolescente são os principais destaques do Congresso

Começou nesta sexta-feira (30) o Congresso Brasileiro do Sono 2018, evento que reúne neurologistas, pneumologistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas, psicólogos, biólogos e demais profissionais que estudam o Sono. Este ano, o encontro está sendo realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo e bateu recorde de público e de trabalhos científicos inscritos. Os principais temas debatidos durante o Congresso estão relacionados à Apneia do Sono e Privação de Sono.

O Sono do Adolescente é um dos grandes destaques da grade. Durante o encontro, os participantes receberão o dossiê elaborado pela Associação Brasileira do Sono, que traz os resultados da pesquisa inédita aplicada em março deste ano sobre os horários escolares e as implicações no sono de adolescentes. O Congresso divulga, também, o lançamento de novos medicamentos para o tratamento da insônia.

Abaixo, segue um breve resumo dos temas que estão sendo debatidos no Congresso:

Apneia do Sono

O Dr. Geraldo Lorenzi Filho, presidente do Congresso, comentou sobre a incidência da apneia do sono e o atraso que comumente acontece no diagnóstico por parte daqueles que sofrem com o problema. “De acordo com um estudo feito no InCor, 50% dos pacientes com problemas cardíacos têm apneia. Estamos diante de um problema que faz tão mal para a vida das pessoas e elas não fazem o diagnóstico.  No Congresso foi apresentado estudo, relevando que 40% das pessoas têm o sintoma clássico de sonolência, mas a maior parte nem de sonolência se queixa. Como muitos sofrem com a privação de sono, devido aos sintomas da vida moderna, com o cansaço e estresse, os casos em que a sonolência é decorrente da apneia, em geral, atrasam o diagnóstico.

 Apneia do Sono nas mulheres

Outro assunto que será debatido durante o Congresso é a apneia do sono em mulheres.

O palestrante Dr. Rodrigo Pedrosa, de Pernambuco (PE), ressalta que, embora o diagnóstico de apneia do sono aponte maior incidência no público masculino, a apneia nas mulheres traz consequências mais graves. “A apneia do sono na mulher está associada com maior risco de hipertensão. Além disso, mulheres com apneia do sono apresentam mais aterosclerose coronariana. Outro fator importante é que a apneia do sono contribui para o baixo desempenho físico das mulheres. A mulher obesa que tem apneia do sono apresenta capacidade de realizar atividades físicas bem inferior às mulheres que só são obesas”, comenta o especialista.

Durante o Congresso, os especialistas estarão debatendo políticas públicas para o CPAP, indicado para o tratamento da apneia do sono.

Sono do Adolescente

O Congresso oferece duas mesas redondas para tratar sobre o tema Sono do Adolescente: uma em que será discutido como o horário escolar influencia no padrão de sono, os aspectos neurobiológicos da relação entre o sono e o aprendizado, a importância do sono para esse aprendizado, as intervenções que podem ser feitas durante o sono que vão influenciar no aprendizado dessa criança e adolescente e as consequências clínicas, psíquicas, de avaliação e desempenho. Na outra mesa serão debatidas as questões de políticas públicas. Para compor essa mesa, os especialistas contam com a presença do presidente da Comissão Nacional de Educação, Eduardo Deshamps. “Para essa discussão, pretendemos contar também com algum representante da Câmara dos Deputados para que possamos avançar com o nosso grande objetivo de transformarmos o nosso Manifesto em Projeto de Lei. Trata-se de uma ideia completamente inovadora num congresso onde se tem multidisciplinaridade na área do sono, mas sempre com profissionais da área de saúde. Nós queremos agora envolver pessoas da área política para que consigamos efetivamente mudar o horário escolar”, adianta a Dra. Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono.

Credenciamento para a imprensa: imprensa@tiernopress.com.br

Agenda

Congresso Brasileiro do Sono

Dias 30/11 e 01/12/2018

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo/SP

Site do Congresso: www.congressosono2018.com.br

Credenciamento para a imprensa: imprensa@tiernopress.com.br

 

Informações para a Imprensa:

Contatos:

Luciana Tierno (11) 93147-1616 / luciana@tiernopress.com.br

Rita Escolano – (11) 95454-3500 / ritaescolano@tiernopress.com.br

www.tiernopress.com.br

.

 

 

 

Como prestar apoio ao parceiro diagnosticado com o câncer de próstata?

Paradoxo da doença: A psicóloga Andrea Menezes e Chagas afirma que a travessia da doença pode despertar no indivíduo práticas mais saudáveis e uma vida mais duradoura

Qual a repercussão do tratamento do homem que passa pelo diagnóstico do câncer de próstata? Considerada um estigma para os homens devido ao órgão afetado, o câncer de próstata é uma doença que deve ser tratada com afeto e apoio psicológico, especialmente pela parceira do indivíduo diagnosticado. “Ao receber o diagnóstico, o homem fica vulnerável, inseguro, se sente minimizado como pessoa, na sua masculinidade. Então, é importante que nessa hora a mulher revele o seu amor com gestos, seja cúmplice no sentido de demonstrar sua presença e apoio, para que ele fique seguro de que não estará só. É essencial que ela se informe para dar notícias verídicas, reais, concretas de esperança, pois desde que diagnosticado no início do tratamento existe um prognóstico de cura e isso é importante para que ela possa passar essa esperança à medida da realidade dos fatos, sem falsas expectativas. Essa segurança é de fundamental importância para vencer a doença”, alerta a psicóloga clínica Dra. Andrea Menezes e Chagas, especializada em Análise de Famílias e Casais.

A especialista explica que a forma como o homem lida com o diagnóstico, o impacto da notícia vai depender da sua personalidade, do seu histórico de vida, do quão maduro ele é, do quão ameaçado ele fica, mas invariavelmente, quando se fala de câncer a primeira coisa que o homem pensa é que ele pode morrer. Muitos outros medos acompanham o homem ao ser diagnosticado com a doença. Ele teme ficar impotente, não ter mais a relação com a parceira da mesma forma como tinha habitualmente. É comum ele passar a agir com indiferença na relação amorosa. “É importante entender que alguns homens nesse momento têm a necessidade de se isolar, pois temem o olhar piedoso, a discriminação das pessoas”, comenta Andrea.

A psicóloga ressalta que a doença apresenta um paradoxo: diante do diagnóstico, considerado grave, o homem se coloca diante de uma oportunidade de enxergar com um novo olhar para a própria vida.  “O diagnóstico vem como um susto, mas ele também pode ser um momento de retomada da vida em vários aspectos. É comum, por exemplo, notarmos que antes do diagnóstico a pessoa se alimentava mal, em alguns casos apresentavam uma prática de vida ruim, em excesso, bebiam demasiadamente. Através dessa pausa obrigatória para se recuperar da doença, muitos podem tornar suas vidas melhores do que eram antes do diagnóstico, com práticas mais saudáveis, mais confortáveis, a partir da tomada de consciência. Esse acaba sendo o lado positivo que um diagnóstico como esse pode trazer”, considera Andrea.

Sobre o Câncer de Próstata

O câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

O diagnóstico pode ser feito através de dois exames: a dosagem no sangue do PSA e o toque retal.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína que pode ser encontrada no tecido prostático, no sêmen e na corrente sanguínea. Um resultado normal no PSA, isoladamente, não exclui a possibilidade de haver um tumor maligno. Daí a necessidade do toque retal.

O exame de toque costuma durar segundos, é indolor e permite avaliar características fundamentais para o diagnóstico de doenças prostáticas. Se, após esses exames houver suspeita da doença, pode ser necessária uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

O câncer de próstata pode ser variável, de baixa, intermediária ou alta agressividade, estar localizado apenas na próstata, avançado localmente ou já espalhado em outros órgãos.

O tratamento é realizado de acordo com as variáveis apresentadas pelo indivíduo diagnosticado. As estratégias utilizadas são cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia e vigilância ativa (quando o urologista segue acompanhando, mas não é feita uma intervenção direta no problema). O tratamento ideal é personalizado e busca a melhor forma de combater o câncer com menor grau de agressão ao paciente.

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Urologia e da Associação Europeia de Urologia, a investigação do câncer de próstata é recomendada a partir dos 50 anos ou a partir dos 45 anos no caso de negros e homens com histórico familiar da doença.

Quando detectada em fase inicial, a chance de cura da doença ultrapassa os 90%.

Perfil Andrea Menezes e Chagas

Psicóloga Clínica. Formada e especializada em Análise de Casais e Famílias pela PUC-SP. Formada em Constelação Familiar pelo Instituto Bert Hellinger Brasil Central. Atende Indivíduos, Casais e Famílias desde 1999. Supervisora Clínica de Profissionais da Área da Saúde Mental. Psicóloga Clínica de famílias, casais e indivíduos. Análise de Grupos. Mentora do Instituto Semear.

Serviço:

Facebook – /filhosbemresolvidos

You Tube – @filhosbemresolvidos

Instagram – @Andrea Menezes – Psicóloga Clínica

 

Mais informações para a imprensa:

Tierno Press Comunicação

Contato: Luciana Tierno

11 9 3147-1616 / luciana@tiernopress.com.br

www.tiernopress.com.br

 

 

São Paulo sediará o Congresso Brasileiro do Sono 2018

O evento será realizado nos dias 30/11 e 01/12, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo

Nos próximos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, a Associação Brasileira do Sono reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros para debater assuntos relacionados ao sono.

A grade científica contará com especialistas referências na investigação do sono.

Planejado para acontecer em dois dias, em período integral, o Congresso Brasileiro do Sono 2018 abordará diversos temas que envolvem questões sobre tempo biológico, tempo psicológico, tempo social, com discussões sobre o por que dormir, o uso do tempo e um estudo mais aprofundado sobre o processo do sono.

O Sono do Adolescente terá destaque no encontro. “Durante o Congresso teremos duas mesas redondas para tratarmos o tema Sono do Adolescente: uma em que vamos mostrar como o horário escolar influencia no padrão de sono, os aspectos neurobiológicos da relação entre o sono e o aprendizado, a importância do sono para esse aprendizado, as intervenções que podem ser feitas durante o sono que vão influenciar no aprendizado dessa criança e adolescente e as consequências clínicas, psíquicas, de avaliação e desempenho. Na outra mesa iremos fomentar as questões de políticas públicas. Convidamos para compor essa mesa o presidente da Comissão Nacional de Educação, Eduardo Deshamps, que já confirmou presença no evento. Para essa discussão, pretendemos contar também com algum representante da Câmara dos Deputados para que possamos avançar com o nosso grande objetivo de transformarmos o nosso Manifesto em Projeto de Lei. Trata-se de uma ideia completamente inovadora num congresso onde se tem multidisciplinaridade na área do sono, mas sempre com profissionais da área de saúde. Nós queremos agora envolver pessoas da área política para que consigamos efetivamente mudar o horário escolar”, adianta a Dra. Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono.

 

“Um dos grandes destaques da nossa programação será sobre Apneia do Sono, abordado pelo palestrante Dr. Ferran Barbet, pesquisador espanhol, que representa um dos grupos mais produtivos do mundo, com novos modelos de tratamento da apneia do sono. O grupo de estudiosos ao qual ele pertence foi um dos primeiros a mostrar que a Apneia do Sono aumenta o risco de mortalidade por doença cardiovascular. Teremos, também uma gama de temas, com abordagem sobre qualidade do sono, qualidade de vida, distúrbios do sono”, afirma Dr. Geraldo Lorenzi Filho, presidente do Congresso.

O Congresso Brasileiro do Sono 2018 será realizado no Centro de Conções Frei Caneca, em São Paulo.

Credenciamento para a imprensa: imprensa@tiernopress.com.br

Agenda

Congresso Brasileiro do Sono

Dias 30/11 e 01/12/2018

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo/SP

Site do Congresso: www.congressosono2018.com.br

Credenciamento para a imprensa: imprensa@tiernopress.com.br

 

Informações para a Imprensa:

Contatos:

Luciana Tierno (11) 93147-1616 / luciana@tiernopress.com.br

Rita Escolano – (11) 95454-3500 / ritaescolano@tiernopress.com.br

www.tiernopress.com.br

.