Umiharu lança o filme “Mundo Sem Porteira”

Um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras. Com esse propósito, a Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas lançará, no próximo dia 28 de maio, o documentário “Mundo Sem Porteira”.

O filme, roteirizado e dirigido pela cineasta Gisela Arantes, trata dos caminhos percorridos em 20 anos para o enfrentamento do problema e aponta as perspectivas de futuro para uma sociedade mais inclusiva e justa.

“O jogo de tempo com a ‘maioridade da causa’, aos 21 anos, remete à esperança de maior maturidade da sociedade brasileira em relação à essa conscientização e ação efetiva”, conta Gisela.

Trata-se de um curta-metragem de 27 minutos, com uma visão multicausal do problema e de como solucioná-lo, apresentando diversos depoimentos, dando voz aos caminhoneiros, às organizações para proteção, educadores, especialistas, líderes em Direitos Humanos, jovens engajados, entre outros.

O filme conta com o apoio da Lei Proac do Governo do Estado de São Paulo e o patrocínio da C&A, Gerdau e Klabin.

A consultoria técnica é da Childhood Brasil, organização social que faz parte da World Childhood Foundation, e atua há mais de 20 anos no enfrentamento do problema, principalmente por meio do Programa Na Mão Certa.

“A linha narrativa que permeia os depoimentos se baseia na história real de Thaís. Ela revela as experiências de diversas outras meninas, que passaram pela exploração sexual, pelo abuso sexual e o abandono. Foram muitas vozes ouvidas, representadas pelo drama poético de sua trajetória”, adianta Gisela.

O filme conta com músicas compostas por André Abujamra e Eron Guarnieri e imagens plasticamente belas, do diretor de fotografia Luís Villaça, que revelam o universo das estradas e seus personagens.

Para completar a concepção, a porteira, elemento ficcional que dá nome ao filme, também homenageando Guimarães Rosa, é uma metáfora poética que apresenta um mundo ideal onde as crianças em sua diversidade, brincam e se divertem juntas e livres.

Com base em diversas pesquisas, incluindo as realizadas pelas Universidades Federais do Rio Grande do Sul e Sergipe, apoiadas pela Childhood Brasil, e uma série de depoimentos de mulheres que viveram a exploração sexual na infância e juventude, Mundo Sem Porteira visa despertar a consciência e inspirar a ação para que mais pessoas, empresas e organizações se somem a essa causa.

Assista o teaser: https://www.youtube.com/watch?v=odshi0Tu2nc

Após o dia 28 de maio, o documentário estará no ar no Canal YouTube da Umiharu: www.youtube.com/UmiharuProdCulturais.

Mais informações sobre o filme: http://mundosemporteira.umiharu.com.br

 

Exploração sexual de crianças e adolescentes – Violação de direitos humanos

A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma das mais perversas formas de violação da dignidade e de direitos de um ser humano. No Brasil, em particular, onde há um alto índice de crianças e adolescentes em situação de pobreza e miséria, a vulnerabilidade torna-se mais intensa, criando situações favoráveis para que meninos e meninas sejam alvo da exploração sexual.

Estatísticas

– 60 milhões de crianças e adolescentes vivem no Brasil (IBGE, 2010).

– 46% das crianças e adolescentes menores de 14 anos vivem em domicílios com renda per capita até meio salário mínimo (IBGE, 2010).

– 132 mil famílias são chefiadas por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos (IBGE, 2010).

– 2.487 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais (PRF, 2017/2018).

– 4.059.137 denúncias de pornografia infantil na internet via Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos nos últimos 13 anos (Safernet, 2019).

– Cerca de 527 mil pessoas são estupradas no Brasil a cada ano. Crianças e adolescentes representam mais de 70% das vítimas. Fonte: IPEA, 2014.

– Calcula-se que menos de 10% dos casos sejam notificados às autoridades. *Fonte: Pesquisa Nacional de Vitimização (2013), SENASP, Datafolha e Crespi.

– A violência sexual contra crianças atinge mais as meninas. Denúncias com vítimas do sexo feminino representam entre 71,8% e 83,5%. *Fonte: Disque 100 e Sistema VIVA/SUS.

– A cada 10 crianças e adolescentes 1 será sexualmente abusada antes de completar 18 anos. *Fonte: ONG Darkness to Light.