São Paulo sedia o Pro Experience – o maior Congresso de Prótese Odontológica

A partir desta quinta-feira (29), São Paulo sedia a 17ª edição do Pro Experience, promovido pela Associação dos Técnicos em Prótese Dentária Brasil (APDESPBR). O evento será realizado das 10h às 20h no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. Trata-se de uma edição histórica que vai receber  15 países e  9 mil participantes em 1440 horas de programação. O evento segue até sábado (01 de outubro).

Segundo o presidente da APDESP, José Henrique dos Santos, depois de dois anos sem evento presencial devido pandemia, o encontro terá uma característica mais interativa, porém deverá preservar seu nível de excelência, sendo o maior do Brasil e até da América Latina. “Vamos receber inclusive grupos de profissionais do Paraguai. Estimamos receber um público de 9 mil pessoas. Diferentemente das outras edições, dessa vez vamos usar o espaço da própria feira para disseminar conhecimentos, assim como já fazem as empresas”, explica José Henrique.

De acordo com o Diretor Científico do Congresso, Marcos Celestrino, o evento será um desafio marcado pela criatividade. “Um dos diferenciais da grade científica  é o Up To Date, com 5 trilhas do conhecimento, sendo que cada uma  terá um apresentador que trará seus convidados. Alguns deles só terão os nomes  revelados na hora do evento para gerar expectativa. Teremos 12 master palestrantes de renomes nacionais e internacionais. Ainda na programação teremos o Experience, com profissionais do primeiro time que estão começando. Na feira comercial haverá o Magic Space, com 3 auditórios, para mostrar todo o conhecimento gerado de uma forma mágica. Por fim, teremos  também o lançamento do livro livro ‘A prótese odontológica brasileira em técnicas que expressam a sua grandeza’, um dos grandes destaques da programação”, ressalta Celestrino.

Serão 9 mil m² de exposição comercial, 5 programações oficiais mais conteúdo nos 51 estandes com as marcas mais engajadas do setor.

O Pro Experience oferece compras com condições especiais, atualização em equipamentos e materiais, networking com público qualificado e relacionamento que fideliza.

Confira alguns destaques:

A Talmax vai levar para o evento o seu último lançamento, que é o Scanner Intraoral Aoralscan3 Shining, com alta precisão. O produto oferece mais facilidade de uso aos profissionais, com uma comunicação intuitiva. Para se ter ideia da tecnologia envolvida neste scanner, em  apenas 25 segundos é possível escanear uma arcada dentária, com distância focal de 22mm para captação da imagem.

Já a empresa Kulzer, com mais de 80 anos no mercado,  vai lançar no evento duas resinas para impressão 3 D: a dima Print C&B, para a produção de provisórios de longa duração (1 ano) e a dima Print Digital Denture, para a produção de Prótese total.

As últimas tendências em Prótese Dentária serão apresentadas por diversos especialistas na Pro Experience. Entre eles,  Rodrigo Manzano que  vai falar sobre “Magic Space- Micro Estratificação em Dissilicato de Lítio”, Cristiano Soares sobre “Estratégias para otimizar e personalizar a confecção de laminados cerâmicos feldspáticos”, Eric Padovani sobre “Naturalidade em Gengivas Cerâmicas”, Frederico Gomes e Keuler Ferreira Rangel sobre “Sistema Keaguide para Casos Totais- Implantodontia guiada pela prótese”; Darlos Soares, Thiago Kempen, Marcos Kogut, Francis Lima e Flávio Lima sobre “Gestão – A última fronteira”, Ana Lídia Ferreira, Carla de Castro, Tininha Gomes, Priscila Rizzi e Renata Vano sobre “Anatomia- As divas da prótese”.

O evento fará uma homenagem a Waldemar Motta, patrono do evento.

 

Programação geral

Exposição comercial

Magic Space

Masters (sala de palestras)

Inspiration (sala de palestras)

Arena Ortodontia & OFM

Up To Date

Programação completa:  https://proexperience.apdespbr.com/programacao/

Lista  de palestrantes: https://proexperience.apdespbr.com/palestrantes/

Instagram: @proexperience.apdespbr

 

 

Sobre José Henrique dos Santos

-Formado em 1991 no Colégio das Américas, atuou 12 anos como professor auxiliar na mesma instituição-

-Nos últimos 15 anos vem participando da diretoria da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária Brasil ( APDESP)

– É o atual presidente da APDESP

-Participou de cursos de aperfeiçoamento no Brasil e Alemanha.

 

Sobre Marcos Celestrino

– Presidente do 16º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária |16º Expolab – Exposiçaõ Comercial da APDESP

– Presidente do 1º Congresso Q4C – Quintessence for Ceramics no Brasil

– Diretor científico da APDESP

– Aperfeiçoamento em cursos no Brasil, Japão e Alemanha.

– Palestrante Nacional e Internacional

– Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE)

– Autor do livro:

  • Essência Odontologia sem fronteiras

– Coordenador do Livro:

  • Reconstruindo o Sorriso Ciência Arte e Tecnologia do 14º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária e 14º Expolabo – Exposiçaõ Comercial da APDESP

– Co-autor dos  livros científicos:

  • Invisível – Restaurações Estéticas Cerâmicas
  • Equilibrium – Cerâmicas Adesivas – Case Book
  • Micro-Odontologia – Visão e precisão em tempo real

 

Fonte: Tierno Press Comunicação

 

Nova plataforma de educação humana para negócios ensinará empreendedorismo para crianças e adolescentes

Os empreendedores Aline Santiago e Thiago Briguenti, idealizadores da beebusinezzz lançam método de educação para negócios inédito no País

 

Despertar o espírito empreendedor na fase fundamental da vida, momento de maior curiosidade e de menor, ou até mesmo ausente medo de arriscar. Com esse propósito, os empreendedores Aline Santiago e Thiago Briguenti criaram a plataforma beebusinezzz.

“Somos a primeira plataforma que ensina empreendedorismo para crianças e adolescentes de uma forma imersiva e intuitiva. Vamos ensinar um jeito de pensar para desenvolver empreendedores de si mesmos na hora certa. O mundo mudou e a capacidade de se adaptar e inovar constantemente são imprescindíveis para se atingir o sucesso profissional, seja qual for a área de atuação que esses jovens devam optar”, ressalta Aline.

“Queremos despertar o potencial antes do medo. O espírito empreendedor desperta a resiliência, é um novo olhar para lidar com conflitos e abre horizontes para ambientes mais saudáveis de trabalho e, consequentemente, contribui para um mundo melhor, de pessoas emocionalmente mais saudáveis. Acreditamos que nós, pais e mães devemos refletir o que queremos para o hoje e não somente para o futuro dos nossos filhos. Trata-se de uma mudança de mentalidade, um movimento de valorização desse potencial presente nessa fase fundamental da vida, que é a infância e a adolescência. O maior legado que podemos deixar para nossos filhos é o desejo pelo conhecimento. O resto vem deles”, afirma Thiago.

Os idealizadores da beebusinezzz afirmam que “antes mesmo de aprender a poupar e em investir, os jovens devem saber como conquistar e lidar com escolhas”.

 

 

 

Como nasceu a beebusinezzz

 

Ao questionar suas colegas de um grupo de empreendedoras “Quem te ensinou a empreender?” e com as respostas unânimes “Eu aprendi com a vida”, a ficha caiu para Aline Santiago, empreendedora e mãe. Ela comenta que a partir desta reflexão percebeu que, assim como aconteceu com ela e suas colegas, ninguém iria ensinar sua filha a empreender. A partir deste momento, começou a praticar o skills do empreendedorismo com sua sucessora, por meio de uma lojinha online. A primeira lição que ensinou à sua filha foi o risco em empreender. A filha investiu sua cozinha para o empreendimento dar certo e deparou-se com a seguinte dúvida: “Ah, mãe, e se eu perder a cozinha?”

Aline respondeu: “Filha, isso se chama risco. Tem gente que perde casa e carro, mas se tudo der certo você pode comprar o que quiser”.

Ao comentar a experiência com o Thiago, ele identificou a oportunidade. “E se todas as crianças pudessem se beneficiar dessas habilidades? Vamos ensinar para o maior número de jovens”.

E assim nasceu a beebusinezzz.

 

Método da beebusinezzz

Trata-se da primeira plataforma de educação para negócios, baseada em um método híbrido, que despertará o espírito empreendedor na hora certa.

Não é somente um curso, mas um processo evolutivo e transformador, que visa criar uma nova geração que, com garra, criatividade, coragem e embasamento, conquistará seus objetivos e sonhos.

 

Dividido em 4 módulos:

– BÁSICO: Desperta o espírito empreendedor nos jovens transformando-os em líderes servidores, através do desenvolvimento de habilidades.

– INTERMEDIÁRIO: Todo negócio começa com uma ideia. Planejar é o primeiro passo para um empreendedor alcançar o sucesso.

– AVANÇADO: Como captar recursos financeiros? Como produzir? Como vender? Nessa etapa, o curso ajuda a concretizar as ideias e transformá-las em realidade.

PROFISSIONAL: Nesta etapa, o curso visa despertar a alfabetização financeira: poupar, investir e multiplicar seu dinheiro.

 

Sobre os idealizadores da beebusinezzz

Aline Santiago

Mãe, 36 anos, bacharel em administradora de empresas/finanças.

Atua no setor de consultoria contábil e é co-fundadora do emPODERa desde 2018 grupo especializado em networking para mulheres empreendedoras.

Thiago Briguenti

Pai, 41 anos, empreendedor e engenheiro civil.

Formado em 2006, trabalhou na empresa familiar de construção civil por 4 anos até fundar em 2010 a sua própria construtora, atuando até 2022.

Serviço:

beebusinezzz Educação Humana para Negócios

Site: www.beebusinezzz.com

Instagram: @beebusinezzz

Fonte: Tierno Press Comunicação

Psicologia no esporte e qualidade de vida será o tema do CBN Saúde deste sábado (10)

Você sabia que cerca de 21% dos atletas sofrem de depressão? Embora seja uma realidade cada vez mais comum, esse assunto ainda é um tabu. O receio de desapontar a torcida, a ansiedade mal administrada são fatores desencadeantes.

A prática esportiva é um caminho para prevenir a ansiedade e a depressão. Porém, o autoconhecimento é um ingrediente essencial para que haja um bom desempenho de forma integral e se obtenha uma boa qualidade de vida.

Psicologia no esporte e qualidade de vida será o tema do CBN Saúde deste sábado (10), que contará com a participação especial da psicóloga do esporte Marta Magalhães.

O programa CBN Saúde, comandado pela jornalista Luciana Tierno vai ao ar aos sábados, das 10h às 11h, na CBN Vale.

Ouça nos 750 AM ou assista pelo Facebook ou Youtube.

Acesse no www.cbnvale.com.br.

Sono e Saúde Mental será tema de destaque da Sleep Well Expo Brasil 2022 – evento inédito da área do Sono aberto ao público

Nos dias 06, 07 e 08 de outubro o público em geral terá a oportunidade de visitar a primeira edição da Sleep Well Expo, evento inédito da área do Sono aberto ao público, profissionais da saúde e lojistas.  A programação contemplará palestras de especialistas certificados das mais diversas áreas de atuação da Medicina do Sono e da Saúde Mental. Além disso, o evento contará com uma área de exposição dos lançamentos de produtos e serviços voltados ao tratamento dos distúrbios do sono e alternativas para a melhoria da qualidade do sono. A Sleep Well Expo 2022 será realizada no Palácio das Convenções do Parque do Anhembi, em São Paulo, com entrada gratuita.

“A Sleep Well Expo tem como propósito tornar-se o principal palco de informações, experiências e negócios para consumidores e profissionais do gigantesco mercado do sono. Trata-se de um evento pioneiro na junção de diversas soluções para melhora da saúde mental e qualidade do sono. Esta edição tem foco principalmente em conteúdo, serão 3 auditórios simultâneos, sendo que um deles a SALA DO SONO oferecerá  experimentações como meditação, mindfulness, aromaterapia, entre outros.”, ressalta Lucia Cristina Abdala, diretora da TRIOXP Eventos, empresa organizadora.

Sono e Saúde Mental

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) apontam que mais de 65% dos brasileiros apresentam problemas relacionados ao sono. A pandemia da Covid-19 contribuiu para o aumento de queixas relacionadas ao sono, especialmente pela piora no quadro de saúde mental da maior da população.

Pesquisa realizada pela entidade no período da pandemia com aproximadamente 6.200 brasileiros revelou que mais de 84% dos entrevistados apresentaram problemas relacionados à saúde mental. Sintomas relacionados à síndrome de Burnout aumentaram de 27,5% para 40,8%.

Considerando este cenário, a Sleep Well Expo 2022 terá uma programação dedicada a assuntos voltados ao tema Sono e Saúde Mental,  com palestras lideradas por especialistas da área, com as mais diversas abordagens, como: Insônia, Bruxismo, Medicina Integrativa, Uso de Florais e Aromaterapia para o Sono, Hipnose do Sono, Microfisioterapia, Meditação e Yoga, Terapias Digitais, Nutrição e o Sono e uma módulo exclusivo sobre SONO INFANTIL com 3 especialistas na área. Os visitantes ficarão frente a frente com grandes especialistas do setor e poderão tirar suas dúvidas.

Integrado à SLEEP WELL EXPO, a organização traz a  TERAPÊUTICA uma área de Terapias Complementares e Saúde Holística, atualmente práticas reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

No setor de colchões, destaque para expositores como Nipponflex e Orthopedicsleep que trazem inovações para os consumidores.

Alguns especialistas reconhecidos da área da Medicina do Sono já estão com as presenças confirmadas, dentre eles, o Dr. Alexandre Pinto Azevedo, Médico Psiquiatra assistente do Programa de Transtornos do Sono do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Coordenador científico da Comissão Especial do Sono da Associação Paulista de Medicina; Dra. Rosana Cardoso Alves, neurologista, especialista em Medicina do Sono, coordenadora de Neurofisiologia Clínica do Grupo Fleury; Dra. Rosa Hassan, neurologista, especialista em Medicina do Sono, com experiência didática na área de Polissonografia; Dr. Israel Soares Pompeu de Souza Brasil, neurologista, especialista em Medicina do Sono.

Acesse a programação completa no site do evento.

Agenda:

Sleep Well Expo Brasil 2022

Data: De 06 a 08 de outubro de 2022

Local: Hall Nobre do Parque do Anhembi – São Paulo/SP

Informações e credenciamento da imprensa:

https://sleepwellexpo.com.br/2022/

@sleepwellexpobrasil

Fonte: Tierno Press Comunicação

Médicos do Tráfego devem auxiliar motoristas idosos a dirigirem com segurança

Especialista Ricardo Hegele fala sobre a importância da saúde física e mental no trânsito

Com o aumento da expectativa de vida, envelhecer com autonomia e independência tem sido um dos grandes anseios e desafios da população.

De 2011 a 2020, a proporção de condutores com mais de 61 anos de idade saltou de 11% para 17% no universo de motoristas do país.

O envelhecimento é um aspecto natural da vida humana e fisiológico, porém ele pode trazer limitações físicas e mentais aos motoristas. Não há uma idade imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro para que o idoso pare de dirigir. Por isso deve ser dada uma atenção especial a esse segmento da população.

De acordo com o especialista em Medicina do Tráfego, Dr. Ricardo Hegele, a concessão da habilitação não pode ser baseada somente na idade cronológica. As limitações nesta faixa etária podem aparecer de forma precoce ou mesmo tardiamente.

“Quando o problema é físico e o idoso apresenta deficiências de mobilidade ou deficiências visuais e/ou auditivas será mais provável que ele se conscientize de forma mais fácil e perceba que não pode dirigir como antes e tome a iniciativa de parar a direção veicular. Essa conscientização é mais difícil quando fatores cognitivos como perdas de atenção, concentração e capacidade de avaliação se apresentam na forma de diversas doenças e o idoso não percebe a perda das habilidades essenciais para a condução do veículo. Nesses casos deve haver a atuação do médico, juntamente com o apoio e informações da família do idoso”, explica Hegele.

O Código de Trânsito Brasileiro, alterado pela lei 14.071 de 13 de outubro de 2020, trata no artigo 147, parágrafo 2º, da periodicidade do exame de aptidão física e mental que é realizado nos motoristas para a obtenção e renovação da habilitação. A cada 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos e a cada 3 anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.  Nesse artigo 147, no parágrafo 4º, também há uma informação importante que muitos ainda desconhecem. Quando houver indícios de deficiência física ou mental ou de progressividade de doença que possa diminuir a capacidade para conduzir o veículo, os prazos previstos nos incisos 1,2 e 3 do parágrafo 2º, eles poderão ser diminuídos por proposta do perito examinador.

“Quando falamos em mobilidade humana, mobilidade urbana, mobilidade em geral, especialmente se tratando de idosos, nós temos que lembrar que a independência de muitos se caracteriza pelas habilidades para dirigir veículos automotores. Os idosos, muitas vezes, não têm família próxima, suporte que possa ajudá-los nas atividades de deslocamento e essa necessidade se torna premente. Por isso que é tão importante ter cuidado com as limitações, com as perdas do envelhecimento, para que o idoso possa permanecer com a capacidade da sua própria locomoção”, pondera o médico.

 

Responsabilidades X Limitações

Para o especialista Ricardo Hegele, segundo informações publicadas pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), os idosos em geral são mais cuidadosos na direção veicular. Eles não dirigem em excesso de velocidade ou alcoolizados, salvo exceções, utilizam cinto de segurança com mais frequência que os demais condutores, não cometem infrações conscientemente e cuidam da manutenção do veículo. “Mas ao mesmo tempo nós temos que lembrar que de forma não consciente esses idosos acabam desrespeitando algumas regras de trânsito porque não sinalizam manobras, acabam desobedecendo alguns sinais de paradas, nos semáforos e não circulam no lado direito da via, realizam certas conversões proibidas, e até retornos em locais proibidos. Então, essas são características da direção veicular por parte dos idosos”, comenta Ricardo.

Essas infrações que os idosos cometem na maioria das vezes se devem a um déficit de atenção, chamado também de atenção dividida, quando existem tarefas múltiplas mais complexas demandadas ao mesmo tempo. Outras doenças que acabam surgindo com o envelhecimento, como as osteoartroses, a redução da capacidade da acuidade visual e auditiva acabam afetando os idosos e também podem aumentar o risco da possibilidade de sinistros de trânsito.

Além disso, é importante lembrar de algumas doenças que são prevalentes em idosos, especialmente as perdas visuais relacionadas ao glaucoma, catarata, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. Com o passar do tempo o idoso passa a ter uma dificuldade maior de dirigir à noite. Ele tem um aumento no tempo de recuperação após ofuscamento e uma perda na adaptação à visão com pouca luminosidade. São situações em que há um prejuízo na acuidade visual.

Orientações importantes

Ricardo Hegele orienta que os veículos mais adequados para os idosos são, preferencialmente, os que possuem transmissão automática, que não exijam do idoso o esforço da troca das marchas e uso da embreagem. Assim como possuir também uma direção hidráulica ou elétrica assistida, que torna mais leves as manobras para a direção veicular. Pedais de acionamento de freio ou acelerador com uma superfície maior são importantes para que o idoso possa acessá-los e acioná-los com segurança. Outra recomendação importante são os espelhos retrovisores amplos, maiores, tantos internos quanto externos, para que o campo visual (que naturalmente reduz com a idade) seja mais adequado à segurança do idoso.

Além de um veículo com condições mais adequadas, vale salientar que os idosos devem evitar a direção veicular nos horários de pico, com baixa luminosidade, à noite, ou na mudança da noite para o dia e vice-versa, devido à penumbra. Essas modificações do dia para a noite, ou da noite para o dia podem trazer uma dificuldade maior para a acuidade visual da pessoa idosa.

“É importante deixar claro aos médicos do tráfego que façam uma avaliação com cuidado, sempre com muito respeito e muita atenção. Orientar, na medida do possível, todos os fatores de risco que o motorista idoso possa ter na direção veicular. É importante que a cada renovação da CNH, a cada avaliação que se faça desse motorista, ele seja orientado sobre todos os cuidados possíveis na direção veicular, inclusive com os cuidados da saúde, realizar revisões médicas periódicas no seu oftalmologista, no seu cardiologista, no seu clínico, no médico que o acompanha, além de ter os cuidados de manutenção do seu veículo. E sempre, a qualquer sinal de alerta que possa trazer risco à direção veicular, buscar a orientação do seu médico do tráfego. O nosso trânsito deve ser democrático, acessível ,inclusivo e oportunizar para que todos possam utilizá-lo com segurança”, conclui o especialista.

Sobre Dr. Ricardo Hegele

Graduado em Medicina e Direito.

Especialista em Medicina do Tráfego e Especialista em Medicina do Trabalho.

Vice-Presidente da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego).

Membro Fundador da ABRAPSIT (Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego).

Membro de Câmaras Técnicas Junto ao CFM (Conselho Federal de Medicina), CREMERS ( Conselho Regional de Medicina do RS) e  Conselho Nacional de Trânsito ( CONTRAN). Perito Médico do DETRAN há mais de 25 anos.

Atua profissionalmente há mais de 27 anos com coordenação e gestão de saúde de motoristas, unindo a sólida formação em duas áreas técnicas e acadêmicas com a prática diária da avaliação da capacidade física e mental dos condutores de veículos automotores.

Na área acadêmica, atuando como professor no ensino da pós-graduação médica e psicológica há mais de 20 anos.

Autor de diversos trabalhos de pesquisa na área da saúde do motorista.

Agraciado com o troféu “Hilário Veiga de Carvalho”, máxima honraria da Medicina do Tráfego no Brasil e, também, recebeu o troféu “Reinier Rozenstraten”, máxima honraria da Psicologia de Tráfego pela atuação e serviços prestados à Psicologia de Tráfego no Brasil.

Reconhecido com o prêmio “Nils Bohlin”  pelo trabalho realizado em prol da segurança no trânsito do Brasil.

Autor de livros na área da Psicologia e Medicina do Tráfego e também na área do Direito Médico.

Serviço:

Instagram: @ricardohegele

Spotify – Podcast Medicina do Tráfego Sem Fronteiras, com Ricardo Hegele

https://spoti.fi/3qh85mu

Fonte: Tierno Press Comunicação