28 de fevereiro – Dia Mundial das Doenças Raras

Nesta próxima terça-feira (28) comemora-se o Dia Mundial de Doenças Raras, caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.

 

Atualmente, 420 milhões de pessoas enfrentam, no mundo, algum tipo de doença rara – só no Brasil são 13 milhões de pacientes. O número representa de 6% a 8% da população mundial, ou, em termos práticos, a mesma quantidade de habitantes da América Latina.

 

Um grupo dessas doenças raras são as doenças autoinflamatórias, que ganharam importante redefinição na última década com a descoberta dos genes responsáveis por sua origem.

 

De acordo com o médico alergista e imunologista da Clínica Croce, Dr. Leonardo Oliveira Mendonça,   diferentemente das doenças autoimunes clássicas, as doenças autoinflamatórias decorrem de uma inflamação gerada na imunidade inata (natural) e que culmina na formação de uma única citocina inflamatória (citocina é uma proteína que modula a função de outras células ou da própria célula que a gerou, importante para o controle da resposta imune).

 

O diagnóstico dessas doenças, segundo ele, é difícil e representa um desafio na prática médica. No entanto, inúmeras opções, como o uso de sequenciamento genético, surgiram para auxiliar em sua identificação.

 

No vídeo abaixo o médico esclarece quais são as doenças autoinflamatórias:

 

https://www.youtube.com/watch?v=vIxuQ5RZ2Ko&t=73s

Especialista da ABRASSO alerta sobre os vilões dos ossos

Considerados fundamentais para o bom funcionamento do esqueleto, não somente por serem os responsáveis em colocar o corpo em movimento, os ossos protegem áreas nobres do organismo, como o tórax, o coração e o cérebro.

De acordo com a médica endocrinologista Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo – a fase do envelhecimento, em especial, requer muito cuidado com os ossos, pois os riscos de fraturas aumentam, podendo evoluir para a osteoporose.

A médica explica que os cuidados começam na infância, com alimentação rica em cálcio. “Desde a infância é necessário adotar uma alimentação saudável, rica em cálcio, como o leite, o queijo, o iogurte. A prática da atividade física também é de extrema importância para evitar desde cedo a osteoporose”, alerta a especialista.

Outro fator imprescindível para a boa saúde dos ossos é a Vitamina D. “Cerca de dez  a quinze minutos diários de exposição ao sol é suficiente para evitar a deficiência de Vitamina D no organismo”, recomenda.

Para as mulheres na fase da menopausa, a especialista ressalta a importância de buscar orientação de quais medidas devem ser adotadas para manter a boa saúde dos ossos e evitar a osteoporose.

Abaixo, a Dra. Marise aponta os principais vilões dos ossos:

  • Alimentos que roubam o cálcio do organismo: refrigerantes, especialmente a Coca-Cola; alimentos muito salgados (o excesso de sal contribui para a perda significativa de cálcio extraído na urina); excesso de consumo de proteínas animais.
  • Tabagismo – O indivíduo que fuma possui maior chance de osteoporose e fraturas no futuro, pela própria ação do tabaco e das toxinas nele presentes.
  • Sedentarismo – A falta de atividade física contribui para o enfraquecimento dos ossos.

 

Sobre a ABRASSO

A ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), SOBEMOM (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e a SOBRAO (Sociedade Brasileira de Osteoporose).

 

Criada em 2011, conta hoje com cerca de 1.500 associados de diversas especialidades médicas, além de outros profissionais da área da saúde que, juntos, têm a missão de difundir o conhecimento científico, estimular o ensino e a pesquisa e realizar ações preventivas da saúde junto ao público leigo.

 

Serviço:

Twitter: @ABRASSO

Facebook: https://www.facebook.com/abrassonacional/

Site:www.abrassio.org.br

Osteoblog: www.osteoblog.org.br