A Casa Tombada promove o curso: O que é Mediação de Leitura?

No próximo dia 28 de outubro, A Casa Tombada dará início ao ciclo de cursos, sob a temática central “O que é Mediação de Leitura?”, ministrados pela jornalista, escritora e especialista em literatura infantil, Cristiane Rogerio, coordenadora da Pós-Graduação O Livro para a Infância, da Casa Tombada.

A escolha do tema nasceu após inúmeras reflexões durante os cursos e oficinas liderados pela educadora, em que, ao discutir sobre as obras destinadas às crianças e aos jovens, o papel do mediador passou a ser tema central de debate. “Limites, escolhas, concepções diversas e falta de diálogo compõem uma complexa relação entre o livro e o leitor. Esses cursos terão como foco propor conversas possíveis sobre as questões que cercam a palavra ‘mediação’, principalmente com as obras destinadas às crianças e aos jovens. O que cabe à produção do livro para a infância quando o assunto é ‘formação do leitor?’”, adianta a especialista.

Serão dois encontros mensais, aos sábados, com grades interdependentes, com  diferentes abordagens sobre a temática.

Inscrições e informações: 11 3675-6661.

Agenda

Curso: O que é Mediação de Leitura?

Palestrante: Cristiane Rogerio

Programação

 

28 de outubro: O que é Mediação de Leitura? O desafio da escolha

Sinopse do encontro: seja um livro único para uma criança só, seja um acervo para bibliotecas inteiras, o desafio da seleção passar por diversas concepções de infância, literatura e leitura. Mas esta é a ainda a primeira etapa: como, de fato, oferecemos o direito de escolha a cada leitor?

18 de novembro: O que é Mediação de Leitura? Os limites do livro para a infância

Sinopse do encontro: dos temas escolhidos para as histórias à maneira de poder contá-las, a relação com o livro para a infância nos desafia a esbarrar com diversas regras e, ao mesmo tempo, nos abre um universo de possibilidades de publicação e mediação. Estamos preparados para isso?

Investimento por curso: R$ 90,00

Local: A Casa Tombada

Endereço: Rua Ministro Godói, 109 –  Água Branca – São Paulo

Inscrições e informações: 11 3675-6661

Perfil Cristiane Rogerio

Jornalista formada em 1996, trabalhou em diversos jornais e revistas, bem como agências de comunicação. Foi editora de educação e cultura da revista e site CRESCER por 8 anos, onde desenvolveu uma série de trabalhos além das funções usuais de edição e reportagem, como os livros-reportagem Bebês do Brasil e Por Um Mundo Melhor e a coletânea Contos do Quintal, e a coordenação da Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da qual hoje é jurada. Em 2012 lançou o livro infantil Carmela Caramelo (Ed. Cortez), em parceria com o artista André Neves. Desde 2014 tem o blog/site Esconderijos do Tempo – esconderijos.com.br – com resenhas, entrevistas e reportagens sobre cultura e infância. Foi uma das tutoras do Programa Quem Lê Sabe Por Quê, da Secretaria Municipal de Educação, com trabalhos sobre formação de mediadores de leituras nos CEUs de São Paulo/SP. Participou da formação dos mediadores da exposição Eva Furnari – Otrapalhaçaã  e da exposição André Neves Em Caminhos em unidades dos Sescs de São Paulo, bem como ministra cursos e palestras nestas unidades e em escolas de São Paulo. Faz parte do corpo docente da Pós-Graduação A Arte de Contar Histórias desde 2014, é colaboradora da A Casa Tombada/Facon, onde também é professora e coordena o curso de Pós-Graduação O Livro Para a Infância – Textos, Imagens e Materialidades desde 2016.

Sobre A Casa Tombada

Lugar de Arte, Cultura, Educação

Inaugurada em 18 de julho de 2015 pelos sócios Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A CASA TOMBADA abriga, debaixo de um mesmo teto, salas de aula, ateliês, biblioteca, café, espaço para convívio, exposições e conversas em diferentes formatos.

Lugar de Arte, Cultura e Educação na cidade de São Paulo, A Casa tem sido reconhecida pelo trabalho de excelência desenvolvido ao longo dos últimos dois anos nas áreas de literatura, oralidade e escritura.

Com caráter (in)disciplinar, busca diminuir as fronteiras entre as linguagens artísticas, o fazer e o pensar. Os cursos e encontros que acontecem na Casa são construídos de forma artesanal e estão voltados para os saberes de experiência dos participantes.

Desde a sua fundação, A Casa vinculou-se à FACON – Faculdade de Conchas, pela qual oferta cursos de pós-graduação nas temáticas de:

  • A arte de contar histórias- abordagens poética, literária e performática
  • Artes manuais para a Educação (sobre a perspectiva Waldorf)
  • Arte e Educação: caminhada como método
  • A experiência da escrita: corpo, escuta, gesto
  • Histórias e culturas Afro-brasileira e Indígena
  • Juventudes Contemporâneas: formação e invenção de possibilidades
  • O livro para a infância- textos, imagens, materialidades.

A lógica dos cursos e dos encontros não é o da troca, do “serviço”, mas da “graça”, em que se sustenta a crença no acontecimento.

A Casa tem sido um lugar de acolhimento e convivência entre os seres.

Vive-se em companhia da poesia na parede, das galinhas que botam seus ovos no jardim até a feitura de um pão na hora, para ser servido enquanto respira. Um lugar de convívio estético e ético. Onde os saberes não se escondem, servem para dar.

Além dos cursos vinculados à Facon, a equipe de artistas/educadores da Casa Tombada realiza:

  • Cursos livres de curta duração (ateliês de criação e rodas de conversa);
  • Grupos de estudo;
  • Ateliês Literários (leitura, escrita e oralidade);
  • Aulas-Poema (encontros para escrever e falar sobre a escrita);
  • Encontros de formação para educadores e mediadores culturais;
  • Lançamentos de livros e encontros com autores;
  • Assessoria em Arte e Literatura para escolas e instituições culturais;
  • Sessões de Narração Oral.

Sócios fundadores

Ângela Castelo Branco

Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Mestre em Educação. Poeta. Arte e Educadora. Foi coordenadora da Ação Educativa da Exposição REVER – Augusto de Campos, no SESC Pompeia, em 2016. Possui importantes publicações na área da literatura e pesquisa sobre escrita na Universidade de Lisboa-Portugal. É professora de escritura nos cursos de pós- graduação “A arte de contar histórias – abordagens poética, literária” e performática e “O livro para a infância” – realizados pela Casa Tombada em parceria com a Facon. É autora dos livros Epidermias e “É vermelho o início da árvore”. Escreve regularmente no www.angelacastelobranco.blogspot.com.

Giuliano Tierno de Siqueira

Doutor e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Contador de histórias e pesquisador na arte narrativa em contexto urbano. Autor de publicações acadêmicas na área de arte e educação e de livros de contos, como Quintal, pela editora Globo. Organizador do livro “A Arte de Contar Histórias. Abordagens poética, literária e performática”. Coordenador de Artes do Colégio Augusto Laranja. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu A arte de contar histórias. Professor Colaborador do Instituto de Artes da Unesp.

Serviço:

A Casa Tombada

Rua Ministro Godói, 109 – Água Branca – São Paulo

Tel: 11 3675-6661

E-mail: contato@acasatombada.com

www.acasatombada.com.br

Facebook: @acasatombada

 

Tierno Press e Liberta promovem o workshop de Marketing & Comunicação, em Guaratinguetá

Em parceria com a agência Liberta Propaganda & Marketing, a Tierno Press promoverá, no próximo dia 06 de outubro, o Workshop Marketing & Comunicação.

Apresentado pela jornalista Luciana Tierno, especialista em Comunicação Empresarial, e o publicitário Júnior Militão, ambos gestores das empresas promotoras do evento, o workshop abordará conceitos básicos de comunicação e marketing, bem como quais são as ferramentas e estratégias disponíveis para as empresas aperfeiçoarem a sua comunicação ao se relacionar com seu público e obterem melhores resultados.

O encontro será realizado a partir das 19h30, no Colégio Albert Einstein – Objetivo, em Guaratinguetá, Vale do Paraíba, e direcionado aos empresários, empreendedores e interessados em aprimorar a sua comunicação.

“O empreendedorismo cresceu no Brasil, porém ainda são poucos os empreendedores que fazem uso das ferramentas disponíveis para se comunicar com  seu público. A falha na comunicação gera problemas como desmotivação, falta de confiança, ineficiência, caos nas empresas e, acima de tudo, compromete os resultados. Além disso, na era da informação, aqueles que não somente estão antenados às inovações tecnológicas, mas também se preocupam com a qualidade do conteúdo a ser compartilhado, geram impactos positivos para o seu negócio, e principalmente para a sociedade, em geral”, ressalta Luciana Tierno, sócia-diretora da Tierno Press Comunicação.

“‘Já não basta satisfazer seus clientes, é preciso encantá-los.’ Esta frase é de Philip Kotler, o pai do marketing. Ela resume muitas das necessidades que nós, enquanto empresas, precisamos suprir. Com a demanda gigantesca e a oferta proporcional em quase todos os segmentos, o que você faz para se destacar e ser a opção número 1 do seu público-alvo? Vamos debater este e muitos outros questionamentos serão discutidos no workshop a fim de encontrarmos juntos algumas alternativas para eles.” Junior Militão – Liberta Propaganda & Marketing.

 

Clique aqui para fazer sua inscrição

Clique aqui para fazer sua inscrição

Agenda:

Workshop Marketing & Comunicação

Data: 06/10/2017, às 19h30

Local: Colégio Albert Einstein – Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 957 – Campo do Galvão, Guaratinguetá – 2º andar

Facilitadores: Júnior Militão, publicitário e Luciana Tierno, jornalista, especialista em Comunicação Empresarial

Realização: Liberta Propaganda & Marketing e Tierno Press Comunicação

Apoio: Colégio Albert Einstein

Gratuito

Coffee Break incluso

Inscrições: http://bit.ly/2hhUDOY

Vagas limitadas!

Programação – Parte I

Facilitador: Júnior Militão

Publicitário, formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté, atuante na área de marketing há oito anos, atuou como redator publicitário na Rede Aparecida de Comunicação, foi gerente de marketing do Guaratinguetá Futebol e há dois anos fundou a Liberta Propaganda & Marketing, agência de publicidade que atua em diversas frentes como por exemplo marketing, branding, social media, web.

– O que é marketing

– Qual a diferença entre publicidade e propaganda

– Branding (posicionamento e fortalecimento de marca)

– Apresentação de cases

– Social media

Parte II – Comunicação Integrada, conteúdo e relacionamento com o público

– Como se comunicar de forma eficaz com os públicos interno e externo

– Conteúdo – Você é o que você compartilha

– Os canais de comunicação e as diferentes linguagens

– Relacionamento com a imprensa – Como funciona a Assessoria de Imprensa?

– Apresentação de cases

Facilitadora: Luciana Tierno – Sócia-diretora da Tierno Press Comunicação

Jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, pela Faculdade Cásper Líbero, atuou como repórter, redatora, produtora e apresentadora de rádio e TV, com passagens pelas emissoras Rede Record de Televisão, Grupo Bandeirantes de Rádio e TV e Canal Universitário de São Paulo; além de coordenar vídeos institucionais para empresas e a ONG BSGI Human Network. Experiente em comunicação corporativa nas áreas de Arte, Cultura, Educação, Meio ambiente e Saúde, também atuou como editora executiva, colaboradora de conteúdo e assessora de imprensa na revista socioambiental Viverde. Atualmente, é sócia-diretora da Tierno Press Comunicação.

 
Formulário de inscrição

Nome:

Idade:

Telefone:

E-mail:

Profissão:

Nome da empresa em que trabalha:

Cargo:

Como ficou sabendo do Workshop Marketing & Comunicação: