A Casa Tombada promove o curso: O que é Mediação de Leitura?
No próximo dia 28 de outubro, A Casa Tombada dará início ao ciclo de cursos, sob a temática central “O que é Mediação de Leitura?”, ministrados pela jornalista, escritora e especialista em literatura infantil, Cristiane Rogerio, coordenadora da Pós-Graduação O Livro para a Infância, da Casa Tombada.
A escolha do tema nasceu após inúmeras reflexões durante os cursos e oficinas liderados pela educadora, em que, ao discutir sobre as obras destinadas às crianças e aos jovens, o papel do mediador passou a ser tema central de debate. “Limites, escolhas, concepções diversas e falta de diálogo compõem uma complexa relação entre o livro e o leitor. Esses cursos terão como foco propor conversas possíveis sobre as questões que cercam a palavra ‘mediação’, principalmente com as obras destinadas às crianças e aos jovens. O que cabe à produção do livro para a infância quando o assunto é ‘formação do leitor?’”, adianta a especialista.
Serão dois encontros mensais, aos sábados, com grades interdependentes, com diferentes abordagens sobre a temática.
Inscrições e informações: 11 3675-6661.
Agenda
Curso: O que é Mediação de Leitura?
Palestrante: Cristiane Rogerio
Programação
28 de outubro: O que é Mediação de Leitura? O desafio da escolha
Sinopse do encontro: seja um livro único para uma criança só, seja um acervo para bibliotecas inteiras, o desafio da seleção passar por diversas concepções de infância, literatura e leitura. Mas esta é a ainda a primeira etapa: como, de fato, oferecemos o direito de escolha a cada leitor?
18 de novembro: O que é Mediação de Leitura? Os limites do livro para a infância
Sinopse do encontro: dos temas escolhidos para as histórias à maneira de poder contá-las, a relação com o livro para a infância nos desafia a esbarrar com diversas regras e, ao mesmo tempo, nos abre um universo de possibilidades de publicação e mediação. Estamos preparados para isso?
Investimento por curso: R$ 90,00
Local: A Casa Tombada
Endereço: Rua Ministro Godói, 109 – Água Branca – São Paulo
Inscrições e informações: 11 3675-6661
Perfil Cristiane Rogerio
Jornalista formada em 1996, trabalhou em diversos jornais e revistas, bem como agências de comunicação. Foi editora de educação e cultura da revista e site CRESCER por 8 anos, onde desenvolveu uma série de trabalhos além das funções usuais de edição e reportagem, como os livros-reportagem Bebês do Brasil e Por Um Mundo Melhor e a coletânea Contos do Quintal, e a coordenação da Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da qual hoje é jurada. Em 2012 lançou o livro infantil Carmela Caramelo (Ed. Cortez), em parceria com o artista André Neves. Desde 2014 tem o blog/site Esconderijos do Tempo – esconderijos.com.br – com resenhas, entrevistas e reportagens sobre cultura e infância. Foi uma das tutoras do Programa Quem Lê Sabe Por Quê, da Secretaria Municipal de Educação, com trabalhos sobre formação de mediadores de leituras nos CEUs de São Paulo/SP. Participou da formação dos mediadores da exposição Eva Furnari – Otrapalhaçaã e da exposição André Neves Em Caminhos em unidades dos Sescs de São Paulo, bem como ministra cursos e palestras nestas unidades e em escolas de São Paulo. Faz parte do corpo docente da Pós-Graduação A Arte de Contar Histórias desde 2014, é colaboradora da A Casa Tombada/Facon, onde também é professora e coordena o curso de Pós-Graduação O Livro Para a Infância – Textos, Imagens e Materialidades desde 2016.
Sobre A Casa Tombada
Lugar de Arte, Cultura, Educação
Inaugurada em 18 de julho de 2015 pelos sócios Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A CASA TOMBADA abriga, debaixo de um mesmo teto, salas de aula, ateliês, biblioteca, café, espaço para convívio, exposições e conversas em diferentes formatos.
Lugar de Arte, Cultura e Educação na cidade de São Paulo, A Casa tem sido reconhecida pelo trabalho de excelência desenvolvido ao longo dos últimos dois anos nas áreas de literatura, oralidade e escritura.
Com caráter (in)disciplinar, busca diminuir as fronteiras entre as linguagens artísticas, o fazer e o pensar. Os cursos e encontros que acontecem na Casa são construídos de forma artesanal e estão voltados para os saberes de experiência dos participantes.
Desde a sua fundação, A Casa vinculou-se à FACON – Faculdade de Conchas, pela qual oferta cursos de pós-graduação nas temáticas de:
- A arte de contar histórias- abordagens poética, literária e performática
- Artes manuais para a Educação (sobre a perspectiva Waldorf)
- Arte e Educação: caminhada como método
- A experiência da escrita: corpo, escuta, gesto
- Histórias e culturas Afro-brasileira e Indígena
- Juventudes Contemporâneas: formação e invenção de possibilidades
- O livro para a infância- textos, imagens, materialidades.
A lógica dos cursos e dos encontros não é o da troca, do “serviço”, mas da “graça”, em que se sustenta a crença no acontecimento.
A Casa tem sido um lugar de acolhimento e convivência entre os seres.
Vive-se em companhia da poesia na parede, das galinhas que botam seus ovos no jardim até a feitura de um pão na hora, para ser servido enquanto respira. Um lugar de convívio estético e ético. Onde os saberes não se escondem, servem para dar.
Além dos cursos vinculados à Facon, a equipe de artistas/educadores da Casa Tombada realiza:
- Cursos livres de curta duração (ateliês de criação e rodas de conversa);
- Grupos de estudo;
- Ateliês Literários (leitura, escrita e oralidade);
- Aulas-Poema (encontros para escrever e falar sobre a escrita);
- Encontros de formação para educadores e mediadores culturais;
- Lançamentos de livros e encontros com autores;
- Assessoria em Arte e Literatura para escolas e instituições culturais;
- Sessões de Narração Oral.
Sócios fundadores
Ângela Castelo Branco
Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Mestre em Educação. Poeta. Arte e Educadora. Foi coordenadora da Ação Educativa da Exposição REVER – Augusto de Campos, no SESC Pompeia, em 2016. Possui importantes publicações na área da literatura e pesquisa sobre escrita na Universidade de Lisboa-Portugal. É professora de escritura nos cursos de pós- graduação “A arte de contar histórias – abordagens poética, literária” e performática e “O livro para a infância” – realizados pela Casa Tombada em parceria com a Facon. É autora dos livros Epidermias e “É vermelho o início da árvore”. Escreve regularmente no www.angelacastelobranco.blogspot.com.
Giuliano Tierno de Siqueira
Doutor e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Contador de histórias e pesquisador na arte narrativa em contexto urbano. Autor de publicações acadêmicas na área de arte e educação e de livros de contos, como Quintal, pela editora Globo. Organizador do livro “A Arte de Contar Histórias. Abordagens poética, literária e performática”. Coordenador de Artes do Colégio Augusto Laranja. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu A arte de contar histórias. Professor Colaborador do Instituto de Artes da Unesp.
Serviço:
A Casa Tombada
Rua Ministro Godói, 109 – Água Branca – São Paulo
Tel: 11 3675-6661
E-mail: contato@acasatombada.com
Facebook: @acasatombada
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!