Médicos do Tráfego devem auxiliar motoristas idosos a dirigirem com segurança

Especialista Ricardo Hegele fala sobre a importância da saúde física e mental no trânsito

Com o aumento da expectativa de vida, envelhecer com autonomia e independência tem sido um dos grandes anseios e desafios da população.

De 2011 a 2020, a proporção de condutores com mais de 61 anos de idade saltou de 11% para 17% no universo de motoristas do país.

O envelhecimento é um aspecto natural da vida humana e fisiológico, porém ele pode trazer limitações físicas e mentais aos motoristas. Não há uma idade imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro para que o idoso pare de dirigir. Por isso deve ser dada uma atenção especial a esse segmento da população.

De acordo com o especialista em Medicina do Tráfego, Dr. Ricardo Hegele, a concessão da habilitação não pode ser baseada somente na idade cronológica. As limitações nesta faixa etária podem aparecer de forma precoce ou mesmo tardiamente.

“Quando o problema é físico e o idoso apresenta deficiências de mobilidade ou deficiências visuais e/ou auditivas será mais provável que ele se conscientize de forma mais fácil e perceba que não pode dirigir como antes e tome a iniciativa de parar a direção veicular. Essa conscientização é mais difícil quando fatores cognitivos como perdas de atenção, concentração e capacidade de avaliação se apresentam na forma de diversas doenças e o idoso não percebe a perda das habilidades essenciais para a condução do veículo. Nesses casos deve haver a atuação do médico, juntamente com o apoio e informações da família do idoso”, explica Hegele.

O Código de Trânsito Brasileiro, alterado pela lei 14.071 de 13 de outubro de 2020, trata no artigo 147, parágrafo 2º, da periodicidade do exame de aptidão física e mental que é realizado nos motoristas para a obtenção e renovação da habilitação. A cada 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos e a cada 3 anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.  Nesse artigo 147, no parágrafo 4º, também há uma informação importante que muitos ainda desconhecem. Quando houver indícios de deficiência física ou mental ou de progressividade de doença que possa diminuir a capacidade para conduzir o veículo, os prazos previstos nos incisos 1,2 e 3 do parágrafo 2º, eles poderão ser diminuídos por proposta do perito examinador.

“Quando falamos em mobilidade humana, mobilidade urbana, mobilidade em geral, especialmente se tratando de idosos, nós temos que lembrar que a independência de muitos se caracteriza pelas habilidades para dirigir veículos automotores. Os idosos, muitas vezes, não têm família próxima, suporte que possa ajudá-los nas atividades de deslocamento e essa necessidade se torna premente. Por isso que é tão importante ter cuidado com as limitações, com as perdas do envelhecimento, para que o idoso possa permanecer com a capacidade da sua própria locomoção”, pondera o médico.

 

Responsabilidades X Limitações

Para o especialista Ricardo Hegele, segundo informações publicadas pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), os idosos em geral são mais cuidadosos na direção veicular. Eles não dirigem em excesso de velocidade ou alcoolizados, salvo exceções, utilizam cinto de segurança com mais frequência que os demais condutores, não cometem infrações conscientemente e cuidam da manutenção do veículo. “Mas ao mesmo tempo nós temos que lembrar que de forma não consciente esses idosos acabam desrespeitando algumas regras de trânsito porque não sinalizam manobras, acabam desobedecendo alguns sinais de paradas, nos semáforos e não circulam no lado direito da via, realizam certas conversões proibidas, e até retornos em locais proibidos. Então, essas são características da direção veicular por parte dos idosos”, comenta Ricardo.

Essas infrações que os idosos cometem na maioria das vezes se devem a um déficit de atenção, chamado também de atenção dividida, quando existem tarefas múltiplas mais complexas demandadas ao mesmo tempo. Outras doenças que acabam surgindo com o envelhecimento, como as osteoartroses, a redução da capacidade da acuidade visual e auditiva acabam afetando os idosos e também podem aumentar o risco da possibilidade de sinistros de trânsito.

Além disso, é importante lembrar de algumas doenças que são prevalentes em idosos, especialmente as perdas visuais relacionadas ao glaucoma, catarata, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. Com o passar do tempo o idoso passa a ter uma dificuldade maior de dirigir à noite. Ele tem um aumento no tempo de recuperação após ofuscamento e uma perda na adaptação à visão com pouca luminosidade. São situações em que há um prejuízo na acuidade visual.

Orientações importantes

Ricardo Hegele orienta que os veículos mais adequados para os idosos são, preferencialmente, os que possuem transmissão automática, que não exijam do idoso o esforço da troca das marchas e uso da embreagem. Assim como possuir também uma direção hidráulica ou elétrica assistida, que torna mais leves as manobras para a direção veicular. Pedais de acionamento de freio ou acelerador com uma superfície maior são importantes para que o idoso possa acessá-los e acioná-los com segurança. Outra recomendação importante são os espelhos retrovisores amplos, maiores, tantos internos quanto externos, para que o campo visual (que naturalmente reduz com a idade) seja mais adequado à segurança do idoso.

Além de um veículo com condições mais adequadas, vale salientar que os idosos devem evitar a direção veicular nos horários de pico, com baixa luminosidade, à noite, ou na mudança da noite para o dia e vice-versa, devido à penumbra. Essas modificações do dia para a noite, ou da noite para o dia podem trazer uma dificuldade maior para a acuidade visual da pessoa idosa.

“É importante deixar claro aos médicos do tráfego que façam uma avaliação com cuidado, sempre com muito respeito e muita atenção. Orientar, na medida do possível, todos os fatores de risco que o motorista idoso possa ter na direção veicular. É importante que a cada renovação da CNH, a cada avaliação que se faça desse motorista, ele seja orientado sobre todos os cuidados possíveis na direção veicular, inclusive com os cuidados da saúde, realizar revisões médicas periódicas no seu oftalmologista, no seu cardiologista, no seu clínico, no médico que o acompanha, além de ter os cuidados de manutenção do seu veículo. E sempre, a qualquer sinal de alerta que possa trazer risco à direção veicular, buscar a orientação do seu médico do tráfego. O nosso trânsito deve ser democrático, acessível ,inclusivo e oportunizar para que todos possam utilizá-lo com segurança”, conclui o especialista.

Sobre Dr. Ricardo Hegele

Graduado em Medicina e Direito.

Especialista em Medicina do Tráfego e Especialista em Medicina do Trabalho.

Vice-Presidente da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego).

Membro Fundador da ABRAPSIT (Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego).

Membro de Câmaras Técnicas Junto ao CFM (Conselho Federal de Medicina), CREMERS ( Conselho Regional de Medicina do RS) e  Conselho Nacional de Trânsito ( CONTRAN). Perito Médico do DETRAN há mais de 25 anos.

Atua profissionalmente há mais de 27 anos com coordenação e gestão de saúde de motoristas, unindo a sólida formação em duas áreas técnicas e acadêmicas com a prática diária da avaliação da capacidade física e mental dos condutores de veículos automotores.

Na área acadêmica, atuando como professor no ensino da pós-graduação médica e psicológica há mais de 20 anos.

Autor de diversos trabalhos de pesquisa na área da saúde do motorista.

Agraciado com o troféu “Hilário Veiga de Carvalho”, máxima honraria da Medicina do Tráfego no Brasil e, também, recebeu o troféu “Reinier Rozenstraten”, máxima honraria da Psicologia de Tráfego pela atuação e serviços prestados à Psicologia de Tráfego no Brasil.

Reconhecido com o prêmio “Nils Bohlin”  pelo trabalho realizado em prol da segurança no trânsito do Brasil.

Autor de livros na área da Psicologia e Medicina do Tráfego e também na área do Direito Médico.

Serviço:

Instagram: @ricardohegele

Spotify – Podcast Medicina do Tráfego Sem Fronteiras, com Ricardo Hegele

https://spoti.fi/3qh85mu

Fonte: Tierno Press Comunicação

“Amigão da Vizinhança” – Campanha digital do Cinépolis alcança 14 milhões de pessoas

A Campanha “Amigão da Vizinhança” criada no início deste ano pela Godiva Propaganda integrou 4 players de autoridade: Cinépolis, Sony Pictures, Cultura Inglesa e o maior filme de 2022. Homem Aranha.

A estratégia da Campanha foi a seguinte: para concorrer ao prêmio de 1 ano de inglês gratuito na Cultura Inglesa, o cliente tinha que comprar o combo amigos na bomboniere para assistir Homem Aranha, preencher o formulário e cadastrar a nota fiscal no hotsite.

“Acreditamos que o diferencial da campanha foi inserir a mecânica no processo ‘habitual’ do cliente que vai ao cinema (comprar pipoca e bebida) e ‘oferecer’ um plus a eles. Então a pessoa que foi assistir ao filme e comprou o combo, teve a oportunidade de participar da campanha”, afirma Leandro Rampazzo, responsável pelo Planejamento e um dos sócios da Godiva Propaganda.

Leandro ressalta que a campanha contribuiu para o reconhecimento e credibilidade para as marcas envolvidas, além de aumentar o volume de vendas do combo e incentivar os clientes a voltarem à Cinépolis com mais frequência.

A Campanha Amigão da Vizinhança foi veiculada nas seguintes mídias: rádio, telas de cinemas, lobbys dos cinemas, redes sociais, programática, google, youtube e  influencers.

“A estratégia da campanha foi muito assertiva, pois teve um alcance nacional surpreendente, além de conquistarmos mais clientes fidelizados e engajados com a marca. Mais de 14 milhões de pessoas foram impactadas com a campanha digital”, comemora Juliano Russo, diretor de Marketing / Comercial e A&B da Cinépolis.

 

Ficha técnica da Campanha:

Anunciante: Cinépolis

Título: Amigão da Vizinhança – Homem Aranha

Produto: Campanha Promocional

Diretor de arte: Anderson Soares Araujo e Marcelo Henrique Kulaga

Fotógrafa modelos: Sony/Banco de Imagens

Atendimento: Douglas Arruda e Natália Queiroz

Planejamento: Leandro Rampazzo

Digital: William Etchebere, Beathriz Maria

Redação: Carlos Augusto Queiroz

Diretor de Negócios: Leandro Rampazzo

Aprovação: Juliano Russo, Barbara Martins

Link para download da imagem da Campanha: https://we.tl/t-VX2vXyM1CA

 

Sobre a Godiva Propaganda

A Godiva Propaganda está presente no mercado há 8 anos.

Comandada por Leandro Rampazzo, formado em Propaganda e Marketing, com MBA’s em Comunicação Empresarial e Gestão de Negócios, especialista em franchising por liderar por mais de 15 anos o marketing de grandes marcas do segmento, a Godiva Propaganda possui know-how também nos segmentos de saúde e entretenimento.

Campanhas:

Desenvolveu mais de 1800 campanhas, tendo como destaques:

– “Clínica de Estética não é tudo igual! – com Ticiane Pinheiro

Cliente: Ad Clinic – 2021

– “Amigão da Vizinhança”- Cultura Inglesa, Sony e Cinépolis – 2021

– “1001 Sapatilhas” – Disney – 2018

– Promoção de Verão – Quality Lavanderias, grupo Unilever – 2021

Premiações:

A Godiva Propaganda reúne 27 prêmios recebidos, entre os principais:

– 27º Prêmio Abemd – Associação Brasileira de Marketing de Dados

. Ouro | Cinépolis: Lançamento Filme Novos Mutantes | Categoria: Digital Mobile

. Prata | Fillity: Lançamento Coleção Summer Sale | Categoria: Campanha Digital

. Prata | Minds: Learn to Travel – Enquanto o mundo te espera você aprende | Categoria: Campanha

 

Serviço:

Facebook: @GodivaPropaganda

Instagram: @godivapropaganda

Linkedin: Godiva Propaganda

Site: www.godivapropaganda.com.br

 

Fonte:

Tierno Press Comunicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Godiva cria Campanha de humanização com a equipe de colaboradores do Hospital SP PLus

Conforto, segurança, humanização e atendimento personalizado são os principais critérios do SP Plus – Hospital Dia e Centro Diagnóstico de São Paulo. Com o intuito de reforçar esses valores junto aos colaboradores, especialmente no que diz respeito à humanização no ambiente de trabalho, a Godiva Propaganda criou a Campanha “Amor que conecta a sua missão com nossos valores”.

“Lançamos essa campanha interna para a divulgação da Missão, Visão e Valores do SP Plus, em março, mês em que comemoraram um ano de existência”, conta Leandro Rampazzo, responsável pelo Planejamento e um dos sócios da Godiva Propaganda.

Leandro ressalta que a campanha proporcionou maior engajamento com os colaboradores internos de diferentes áreas. “O objetivo foi humanizar ainda mais o atendimento”, enfatiza o publicitário.

 

“A Campanha gerou impactos muito positivos na instituição. Notamos que o tema despertou maior sentimento de pertença, motivação e valorização do colaborador, além do alinhamento com os objetivos do Hospital”, Cássio Luiz de Jesus Oliveira, responsável pelo marketing do SP Plus Saúde.

Ficha Técnica:

Anunciante: Hospital SP Plus Saúde

Título: Amor que conecta sua missão com nossos valores

Produto: Campanha Interna

Diretor de arte: Denise Ikehara

Planejamento: Leandro Rampazzo

Redator: Victor Lazaro Fantini

Digital: William Etchebere

Aprovação: Cássio Luiz de Jesus

 

Sobre a Godiva Propaganda

A Godiva Propaganda está presente no mercado há 8 anos.

Comandada por Leandro Rampazzo, formado em Propaganda e Marketing, com MBA’s em Comunicação Empresarial e Gestão de Negócios, especialista em franchising por liderar por mais de 15 anos o marketing de grandes marcas do segmento, a Godiva Propaganda possui know-how também nos segmentos de saúde e entretenimento.

Campanhas:

Desenvolveu mais de 1800 campanhas, tendo como destaques:

– “Clínica de Estética não é tudo igual! – com Ticiane Pinheiro

Cliente: Ad Clinic – 2021

– “Amigão da Vizinhança”- Cultura Inglesa, Sony e Cinépolis – 2021

– “1001 Sapatilhas” – Disney – 2018

– Promoção de Verão – Quality Lavanderias, grupo Unilever – 2021

Premiações:

A Godiva Propaganda reúne 27 prêmios recebidos, entre os principais:

– 27º Prêmio Abemd – Associação Brasileira de Marketing de Dados

. Ouro | Cinépolis: Lançamento Filme Novos Mutantes | Categoria: Digital Mobile

. Prata | Fillity: Lançamento Coleção Summer Sale | Categoria: Campanha Digital

. Prata | Minds: Learn to Travel – Enquanto o mundo te espera você aprende | Categoria: Campanha

 

 

Serviço:

Facebook: @GodivaPropaganda

Instagram: @godivapropaganda

Linkedin: Godiva Propaganda

Site: www.godivapropaganda.com.br

 

Fonte:

Tierno Press Comunicação

“Segurança está no ar” – Campanha da Purifikar evidencia o poder da marca na prevenção do coronavírus

O conceito foi criado pela Godiva Propaganda para divulgar a eficácia no tratamento do ar de um dos mais importantes produtos da marca

São Paulo, 10 de março de 2022 – “Segurança está no ar”. Esse foi o conceito criado pela Godiva Propaganda na Campanha da Purifikar, em sua linha Wind Clean, equipamento completo de tratamento de ar (purifica, desinfeta e aromatiza o ar), que além de além de garantir melhor qualidade no ambiente, é capaz de eliminar 99,999% das bactérias e vírus existentes no ar.

O conceito ganha relevância em tempos de pandemia da Covid-19, época em que a preocupação com a qualidade do ar está entre os valores prioritários das pessoas e das empresas que prezam pela boa saúde física e mental dos seus colaboradores.

“Nossa expertise em expansão de franquias foi determinante na elaboração desta campanha. Trata-se de um produto inédito no Brasil e o modelo de negócio é único no mundo. Expandimos o conceito “Segurança” para todos os âmbitos da Purifikar: para B2B (empresas, donos de estabelecimentos, etc), pensando não somente na qualidade do ar do ambiente, como na segurança do investimento, em si, abrangendo esse posicionamento para todos os públicos de interesse da marca”, ressalta Leandro Rampazzo, responsável pelo Planejamento e um dos sócios da Godiva Propaganda.

Considerado um dos principais produtos da Purifikar, o Wind Clean conquistou autoridade perante seu público, tendo seus equipamentos certificados pela ANS, Unicamp e Conforlab.

“Seguimos rigorosamente o regulamento de avaliação indicado pela OMS. Nosso equipamento é de última geração no que se refere à tecnologia aplicada à purificação do ar.  O conceito “Segurança está no ar”, criado pela Godiva Propaganda atribuiu valor à nossa marca e garantiu maior autoridade perante nosso público, evidenciou nossos valores e gerou mais segurança e presença nas redes sociais”, comemora Fábio Ferreira, sócio fundador da Purifikar.

Sobre a Godiva Propaganda

A Godiva Propaganda está presente no mercado há 8 anos.

Comandada por Leandro Rampazzo, formado em Propaganda e Marketing, com MBA’s em Comunicação Empresarial e Gestão de Negócios, especialista em franchising por liderar por mais de 15 anos o marketing de grandes marcas do segmento, a Godiva Propaganda possui know-how também nos segmentos de saúde e entretenimento.

Campanhas:

Desenvolveu mais de 1800 campanhas, tendo como destaques:

– “Clínica de Estética não é tudo igual! – com Ticiane Pinheiro

Cliente: Ad Clinic – 2021

– “Amigão da Vizinhança”- Cultura Inglesa, Sony e Cinépolis – 2021

– “1001 Sapatilhas” – Disney – 2018

– Promoção de Verão – Quality Lavanderias, grupo Unilever – 2021

Premiações:

A Godiva Propaganda reúne 27 prêmios recebidos, entre os principais:

– 27º Prêmio Abemd – Associação Brasileira de Marketing de Dados

. Ouro | Cinépolis: Lançamento Filme Novos Mutantes | Categoria: Digital Mobile

. Prata | Fillity: Lançamento Coleção Summer Sale | Categoria: Campanha Digital

. Prata | Minds: Learn to Travel – Enquanto o mundo te espera você aprende | Categoria: Campanha

 

 

Serviço:

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Site: www.godivapropaganda.com.br

Divulgação: Tierno Press Comunicação

 

 

 

 

Luciana Tierno estreia como âncora do CBN Saúde, na CBN Vale

A jornalista Luciana Tierno, especialista em medicina e saúde e também Consultora de Comunicação da Tierno Press Comunicação assumiu o comando do programa CBN Saúde, que vai ao ar todos os sábados, ao vivo, na CBN Vale (750KHz AM) e também transmitido nas plataformas digitais Facebook e Youtube.

O tema de estreia do dia 05 de março foi Saúde Mental no Cotidiano e contou com a psicóloga Andrea Menezes e Chagas, especialista em Análise de Casais e de Famílias.

Clique aqui e assista o programa de estreia sobre Saúde Mental no Cotidiano.

Clique aqui e assista o segundo programa sobre Alimentação Consciente.

Confira a programação completa no www.cbnvale.com.br

Luciana Tierno – Jornalista de Medicina e Saúde.

Atua com comunicação em Saúde desde 2005.

Atuou em campanhas importantes de saúde como Prevenção das Doenças Alérgicas; Campanha de Prevenção contra a Osteoporose: Campanha de Prevenção da Cefaleia. Dia Mundial da Obesidade. Semana do Sono. Campanha para a proibição do Bisfenol A em mamadeiras.

Trabalhou na Agência Rádio 2. Produziu e realizou reportagens para o programa Conexão Saúde, o Canal Universitário de São Paulo. Foi repórter de campo da Rádio Bandeirantes AM, em São Paulo. Foi apresentadora do programa Lente Positiva, da Nova TV Vale.

Editora da revista Sono, da Associação Brasileira do Sono. Produtora do programa Sono & Saúde, da produtora Videociência, do Rio de Janeiro. Produtora, roteirista e apresentadora do podcast Boa Noite com Dra. Andrea Bacelar. Apresentadora do podcast Turno do Conhecimento, do laboratório Eurofarma. Consultora da Tierno Press Comunicação, agência especializada em medicina e Saúde.

 

18 de Março – Dia Mundial do Sono – Por que não dormimos bem?

A neurologista Dra. Andrea Bacelar, médica do sono explica quais são os fatores que prejudicam a qualidade do sono e alerta sobre os prejuízos que a privação de sono traz à saúde

Na próxima sexta-feira, dia 18 de março será celebrada o Dia Mundial do Sono. Estima-se que mais de 70% da população brasileira sofra com algum problema em relação ao sono. Os fatores que dificultam o início do sono e que interferem na qualidade do sono são diversos.

“Alterações no ambiente, como estímulos sonoros (barulho da rua), luminosos (aparelhos eletrônicos) e temperatura do quarto podem dificultar o início e manutenção do sono. Alterações em diferentes sistemas fisiológicos impactam na qualidade e na quantidade do sono, podendo desencadear alguns distúrbios do sono”, explica Dra. Andrea Bacelar, neurologista, médica do Sono e diretora da Clínica Bacelar (RJ).

A especialista explica que o passo inicial é reconhecer se o sono não está com a qualidade ideal e notar se está repercutindo na saúde e no desempenho das tarefas do dia a dia. “Essas queixas devem ser relatadas a um médico especialista em Sono para que sejam realizadas a anamnese e os exames para que a partir do diagnóstico direcione para o tratamento adequado”, ressalta a médica.

Os distúrbios do sono mais prevalentes na população são a insônia e a apneia do sono. A insônia é a dificuldade em iniciar ou manter o sono, que acontece mesmo quando o indivíduo tem oportunidade de dormir o tempo necessário e em um ambiente favorável ao sono. Os indivíduos com insônia dormem menos tempo que o necessário para ter boa saúde e qualidade de vida. A apneia do sono são eventos de pausas respiratórias que acontecem durante o sono, que pode levar à diminuição de oxigênio no organismo e, em resposta, o indivíduo desperta (despertares curtos que geralmente não são recordados). Geralmente, os que têm apneia também apresentam ronco. Na apneia do sono o indivíduo dorme o tempo necessário, porém os despertares ao longo da noite fragmentam o sono, reduzindo a sua qualidade e repercutindo em sonolência diurna e diversos problemas de saúde.

O sono reparador ao longo da vida é um dos fatores essenciais para o envelhecimento saudável. As pessoas que costumam dormir mal têm mais chances de desenvolver ou antecipar o aparecimento de doenças, necessitando de intervenções e tratamentos crônicos, incluindo quantidade de medicações para tomar diariamente. O cuidado com a quantidade e qualidade do sono deve ser permanente para que, nas fases mais avançadas, o indivíduo possa usufruir de melhor qualidade de vida.

 

Recomendações para uma melhor qualidade do sono:

 

1-        Adote horários regulares para deitar e acordar. O horário de levantar no final de semana não deve variar em mais de 2 horas.

2-        Diminua os estímulos antes de dormir: ao redor de 30 a 40 minutos antes de dormir deve-se desligar todos os eletrônicos, desligar a televisão, e fazer uma atividade relaxante, que pode ser uma leitura leve com luz baixa. A necessidade de diminuir os estimulantes antes de dormir varia de pessoa para pessoa. Pessoas com tendência para insônia, devem seguir estas orientações de forma mais sistemática. A luz azul é a mais prejudicial para o sono. É indicado o uso de aplicativos que mudam o padrão de luz após certo horário.

3-        Vá para cama e só fique na cama quando estiver com sono ou dormindo. Ficar na cama sem sono, somente remoendo preocupações dificulta iniciar ou reiniciar o sono. Se após 30 minutos a pessoa ainda estiver insistindo para dormir e com isto cada vez ficando mais ansiosa, é melhor levantar-se, fazer atividade relaxante, e voltar para cama somente com sono.

4-        Evite uso de substâncias estimulantes no período de, no mínimo, 4 horas antes de dormir. Cigarro, café e chá estimulante devem ser evitados. O café pode ficar em ação no cérebro até 7 horas em algumas pessoas e, neste caso, deve ser evitado após 16 horas.

5-        O álcool é reconhecido como um agente e auxilia a iniciar o sono, porém deve ser ressaltado que também leva a uma piora na qualidade do sono, pois fragmenta o sono na segunda parte da noite e impedir que o sono seja restaurador.

6-        Cuide para que o ambiente seja agradável: deixe o quarto escuro e silencioso. Se possível, regule a temperatura.

7-        Evite refeições pesadas no jantar nem coma perto da hora de deitar. O ideal é jantar 2 horas antes de deitar.

8-        Preferencialmente usar a cama apenas como lugar para dormir (evite trabalhar ou assistir televisão na cama).

9-        Pratique atividade física com regularidade.

Sobre Dra. Andrea Bacelar

Especialista em neurologia, medicina do sono e neurofisiologia clínica- ABN, AMB e SBNC.

Doutorado em Neurologia – UNIRIO.

Diretora médica da Carlos Bacelar Clínica.

Presidente da Associação Brasileira do Sono de 2018 a 2021.

Diretora da Associação Brasileira do Sono (2022-23).

 

Serviço:

Site: www.clinicabacelar.com.br

Instagram: @draandreabacelar

Facebook: @draandreabacelar

Podcast Boa Noite com Dra. Andrea Bacelar

Spotify: https://spoti.fi/3ibtauw

Deezer: https://bit.ly/3tYSJEK

 

Divulgação:

Tierno Press Comunicação