15 de julho – Dia do Homem – Especialistas da ABRASSO alertam sobre a incidência da osteoporose

A osteoporose, doença óssea sistêmica, silenciosa, embora seja mais comum em mulheres, é também um problema de saúde para grande parte da população masculina.  “Um em cada oito homens com mais de 50 anos vão ter uma fratura por fragilidade. As fraturas começam a se tornar mais frequentes após os 70 anos e a mortalidade após fratura de quadril/fêmur é o dobro da feminina”, explica o Dr. Sérgio Setsuo Maeda, médico endocrinologista da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo.

O médico explica que a doença oferece mais riscos especialmente aos homens com histórico familiar de osteoporose e fraturas, tabagismo, etilismo (uso excessivo do álcool), uso crônico de glicocorticoides, de baixo peso, e aqueles em tratamento de câncer da próstata.

Dr. Maeda comenta que, diferentemente da mulher, o homem tende a se preocupar menos com exames preventivos. “Infelizmente os homens tendem a subvalorizar as doenças que possuem e buscam tratamento mais tarde do que deveriam”, comenta.

“É recomendado que todo homem com mais de 70 anos faça um exame de densitometria óssea, mas a maioria dos médicos desconhece este problema. Quando eles fraturam o colo do fêmur, em geral o fazem em idade mais jovem do que as mulheres, e a sua evolução também é pior do que a das mulheres”, alerta Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente da ABRASSO.

 

Os especialistas apontam alguns hábitos que podem contribuir para a prevenção da doença:

  • Primeiramente abandone hábitos prejudiciais como etilismo e tabagismo;
  • Pratique atividades físicas que ajudem a manter o equilíbrio;
  • Ingira as quantidades adequadas de cálcio através de alimentos lácteos;
  • Faça acompanhamento clínico regular e preventivo.

 

Sobre a ABRASSO

A ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), SOBEMOM (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e a SOBRAO (Sociedade Brasileira de Osteoporose).

Criada em 2011, a associação conta hoje com cerca de 1.500 associados de diversas especialidades médicas, além de outros profissionais da área da saúde que, juntos, têm a missão de difundir o conhecimento científico, estimular o ensino e a pesquisa e realizar ações preventivas da saúde junto ao público leigo.

 

Serviço:

Twitter: @sbdens

Facebook: @abrassonacional

www.abrasso.org.br

 

Informações para a imprensa:

 

Tierno Press Comunicação

Luciana Tierno – 11 99385-4439 / (11) 93147-1616

 

E-mail: luciana@tiernopress.com.br

www.tiernopress.com.br

Facebook: @tiernopress

 

 

 


 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *