Exposição fotográfica “De Peito Aberto” segue até o próximo domingo (02/07), no Internacional Shopping Guarulhos

A exposição fotográfica itinerante “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama. Uma abordagem humanista – que já recebeu mais de oito milhões de visitantes, e atingiu cerca de 25 milhões de pessoas com informações sobre o tema, está em cartaz desde o dia 15 de junho no Internacional Shopping Guarulhos e segue até o próximo domingo (02/07).

Neste domingo, dia do encerramento, a partir das 16h30 a mostra contará com a tarde de autógrafos do livro “De Peito Aberto”, com a Vera Golik e o Hugo Lenzi, autores do projeto.

A exposição é resultado do projeto sociocultural de mesmo nome, que retrata homens e mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, além de colocar em foco a humanização da medicina em geral.

 

As imagens da exposição mostram as histórias de mais de 50 mulheres e um homem de todo o Brasil, nos Estados Unidos, em Portugal e na Espanha, entre 18 e 90 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Elas captam as emoções vividas por essas “guerreiras e um guerreiro” em cada uma das etapas do câncer.

O Projeto “De Peito Aberto” tem como meta estimular uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama e oferece informação de qualidade sobre a doença. A ação acontece em todo o Brasil, e agora está sendo apresentada nas principais cidades da Grande São Paulo, como Guarulhos, que será palco do projeto durante o mês de junho de 2017.

 

Entre os vários temas que são colocados em foco durante a Exposição estão:

  • A humanização da medicina e a conduta médico-paciente
  • A relação entre pacientes, amigos e familiares
  • Os direitos de pacientes de doenças graves
  • Como lidar com os fatores que afetam sua autoestima — reconstrução mamária e dos mamilos; perda de cabelo; modificações na aparência, ameaça à fertilidade; redução da libido, entre outros.

Reconstrução mamária: um direito da mulher

Apenas para tocar em um desses pontos, vale ressaltar que a cirurgia de reparação da mama afetada pelo câncer é uma etapa fundamental no tratamento da doença, melhora a qualidade de vida e resgata a autoestima das pacientes. Pela sua importância na recuperação total do câncer de mama, a lei 12.802/2013 foi sancionada para garantir que todas as mulheres submetidas à mastectomia no combate à doença tenham acesso à reconstrução mamária no Sistema Único de Saúde (SUS).

Embora a reconstrução seja um direito das mulheres, o Ministério da Saúde estima que foram realizadas pouco mais de 1.500 cirurgias em 2015. O número não chega a 2% do total das mulheres que são afetadas pelo câncer de mama. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, das cerca de 20 mil mulheres que precisam fazer cirurgia de retirada das mamas, menos de 10% saem dos centros cirúrgicos com os seios reconstruídos.

Patrocínio e Apoios

O Projeto “De Peito Aberto”, nessa jornada pelas principais cidades da Grande São Paulo, conta com o patrocínio da Allergan, via PROAC, e, em Guarulhos, conta com o apoio do Internacional Shopping, da Universidade Santo Amaro – Unisa, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarulhos e da Unimed Guarulhos.

 

Serviço:
Exposição fotográfica “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”

Permanência da Exposição: 15/06/17 a 02/07/2017

Local da Exposição Fotográfica: Internacional Shopping – Piso Térreo (Rodovia Presidente Dutra, saída 225, Guarulhos, CEP 07034-911, SP)

Tel.: (11) 2414-5000
Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h00; Domingos das 11h às 21h.

 

 

Entrada Franca
Classificação: Livre

“De Peito Aberto” nas redes sociais:
Site: www.depeitoaberto.inf.br
Facebook: http://www.facebook.com/pages/De-Peito-Aberto/192791397503060
Instagram: #depeitoabertocancer

Blog: http://campanhadepeitoaberto.blogspot.com.br/
YouTube: http://www.youtube.com/user/DePeitoAbertocancer

 

Informações para a Imprensa

Tierno Press Comunicação

Luciana Tierno – (11) 99385-4439 / (11) 93147-1616

http://tiernopress.com.br

luciana@tiernopress.com.br

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *